Circuito

Os cuidados necessários para retornar à academia com segurança pós quarentena

os-cuidados-necessarios-para-retornar-a-academia-com-seguranca-pos-quarentena

Aos poucos os estados brasileiros têm flexibilizado a quarentena e como consequência disso as academias de ginástica estão retomando suas atividades. Muita gente está ansiosa para voltar a normalidade e começar sua rotina de exercício, não é verdade?

Mas será que é tão simples assim retomar a rotina de treinos após ficar mais de 4 meses parado?

Não, não é tão simples assim esse retorno aos treinos pois é muito comum que as pessoas tenham perda extrema de condicionamento físico, ganho de peso desfavorável, e outros fatores que podem aumentar os riscos de lesões nesse retorno. 

É necessário que o professor prescreva e oriente essa retomada das atividades com a preocupação de perceber o grau de treinamento do aluno. Dessa forma, os riscos são minimizados e os resultados mais consistentes.

É recomendado um início de treino focado em exercícios que restabeleçam os padrões de movimento dinâmicos necessários para um treino seguro. Lembrando que muitas pessoas durante a quarentena treinavam dentro de casa com espaços reduzidos e que não permitia esse trabalho de mobilidade.

Sabemos que o treinamento é de fundamental importância para a vida de cada aluno, porém antes de ser considerado o treinamento, é importante apoiar as atividades primárias dessa pessoa. Isso inclui ajudar essas pessoas a retomar a rotina regular, especialmente hábitos de sono, o acordar, as refeições saudáveis, o entretenimento e as atividades acadêmicas e de trabalho. 

Lembre-se! A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Tome todos os devidos cuidados de distanciamento social nas academias, além de lavar sempre as mãos e higienizar todos os equipamentos compartilhados com álcool 70%. Dessa forma, retornaremos às atividades porém continuaremos na luta contra essa doença.

Peça o auxílio de um profissional de educação física para lhe auxiliar nesse retorno. Mesmo que você já seja um praticante antigo de musculação, peça ajuda e evite qualquer dor de cabeça futura.

 

Bons treinos!

Victor Mattos

Personal Trainer

 

0 Comments
Share

Victor Mattos

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*